02 julho 2012

35 semanas de gestação

Agora que o dia P (dia do parto) está apontando na curva, talvez você comece a ficar um pouco nervosa só de pensar na dor que sentirá você-sabe-onde. Mas, ao invés de ficar pensando nos "ais" das dores, mantenha o foco no "ooooh!" de quando ver o lindo rostinho de seu bebê pela primeira vez.

Seu bebê
Pronto para mamar. O seu bebê adquiriu essa habilidade e já está com os movimentos reflexos, como a sucção, desenvolvidos. Ou seja, refeições e crescimento garantidos na vida fora do útero. Enquanto ele não sai da toca, sabe o que faz? Continua crescendo. Mesmo com o espaço ficando cada vez mais apertado, ele não para de ganhar peso. Chegou aos 2,5 quilos e, por isso, suas pernas e seus braços se tornaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros, em média.
Sua "Menina Super-Poderosa" talvez não consiga mais dar os soquinhos e chutinhos que estava costumado a lhe dar devido ao espaço limitado dentro do útero nestes dias. Provavelmente você sentirá mais mexe-mexe, estica e puxa e manobras do que soquinhos e chutinhos. Com o ganho de peso de seu bebê, ele está ganhando uma camada extra de gordura, que criará aquelas covinhas fofinhas nos cotovelos e joelhos. O fígado dele já começou a processar seus resíduos, para que você saiba a que órgão agradecer quando ele tiver sua primeira explosão até as costas do macacãozinho dele. Dizem por aí que o totozinho do bebê da gente não tem cheiro desagradável. Não caia nessa, em poucos dias você descobrirá que isso não é verdade :-)

Sua gravidez
Gravidíssima. É assim que você se sente ao exibir sua barriga - que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão. Ela está com 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. Por isso, é um corre-corre danado o dia inteiro em direção ao banheiro, não é? Falando nisso, muitos médicos indicam nesta fase um exame chamado cultura da secreção vaginal, que aponta a presença ou não de estreptococos no canal do parto. Se houver, hora de exterminá-lo. Cuide-se por dentro e por fora também. Na alimentação, reduza ainda mais a quantidade de sal nos alimentos para evitar o excesso de inchaço. Aproveite ainda e faça uma visita ao cabeleireiro. Vale aparar as pontas do cabelo e retocar o esmalte das unhas
A partir desta semana, você visitará o seu obstetra semanalmente. Em cada visita você provavelmente implorará que lhe digam quando seu bebê chegará. Infelizmente, o palpite dele é tão bom quanto o seu. Mesmo que você esteja com dilatação, não se pode dizer exatamente quando o bebê fará a sua aparição (a menos que tenha uma Cesária programada, é claro.)

O que você está pensando...
"Será que posso levar meu lindo roupão com as pantufas combinando à maternidade?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, adorei muito o seu blog *----* já estou lhe seguindo se der me segue de volta também ! parabéns por essa nova fase maravilhosa que é ser mãe *=*

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."