05 maio 2012

Principais sintomas de gravidez.

No começo da minha gravidez eu tive poucos sintomas, como o escurecimento no bico dos seios e muuuuito sono! E eu fui atras de saber alguns outros sintomas pra confirmar se eu estava grávida mesmo!
Hoje me lembrei e resolví postar pra vocês aqui os principais deles:

1 – Vontade de comer fora de hora.
“É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada.”

2 – Bico dos seios mais escuros e veias muito aparentes
“Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida.”

3 – Sangramento e cólicas irregulares
“Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação. Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas. ” (Olha eu aí, hahaha)

4 – Vontade de fazer xixi a toda hora
“Uma vez que o embrião se implanta e começar a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você pode começar a precisa ir ao banheiro com mais frequência.
Para algumas mulheres, porém, fazer mais xixi é uma característica do período pré-menstrual, portanto o sintoma pode não ser tão claro. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido. “

5 – Sono e cansaço
“Você anda desmaiando no sofá à noite, na frente da TV? Passa o dia bocejando? A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta. O sono excessivo é marca registrada do início da gravidez, embora não possa ser tomado como 100 por cento sinal de gestação se aparecer isolado, sem outro sintoma. “

6-Seios inchados e doloridos
“Se você estiver grávida, seus seios vão provavelmente ficar cada vez mais doloridos, mais ou menos como ficam logo antes de você ficar menstruada (ou seja, mais um sinal que confunde bastante com o período da TPM), talvez com um pouco mais de intensidade. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando o organismo se acostumar aos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar.”

7 – Alterações no paladar ou no olfato

“Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles.”

8 – Enjoos

“Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção (as mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira). Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia — e costuma piorar quando o estômago está vazio. “

9 – Atraso menstrual
“Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.”

10 – Um teste de farmácia positivo
“Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos. Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Mas, com o resultado positivo nas mãos (que devem estar tremendo), não tem muito erro. Pode comemorar! Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a boa notícia!”

Lembrando que também pode ser que haja um pequeno sangramento cor borra de café no dia da sua menstruação. O que os médicos chamam de Nidição.
Segundo informações de médicos, depois que o óvulo é fecundado nas trompas, ele caminha em direção ao útero. Chegando lá ele precisa de fixar para que a gravidez possa se desenvolver. A esse processo de fixação é que damos o nome de nidação. Como o endométrio é um tecido bastante vascularizado, pode ocorrer algum sangramento (como no meu caso). Como geralmente esse processo ocorre de 6 a 10 dias depois da fertilização acaba coincidindo com o 28° dia do ciclo mentrual o que leva muitas mulheres (como eu) acharem que está menstuando. Mas é bom lembrar que nem sempre ocorre o sangramento.

5 comentários:

  1. oii liinda queriia saber se com 3 semas de gestação sente alguma coiisa .bj

    ResponderExcluir
  2. que e a minha bahria da e o meu bebe ta nassedo

    ResponderExcluir
  3. tenho 17 anos e estou gravida do segundo meu primeiro bebe tem apenas 4 meses estou meia apreensiva pois nao sei se irei da conta de tudo isso

    ResponderExcluir
  4. Oi linda ... Então estou com uma duvida horrivel,estou sentindo boa parte desses sintomas acima q vc descreveu, e tipo agora estou com uma cólica insuportável mas falta 13 a 14 dias pra minha menstruação descer, e meio q fico enjoada sempre,tonturas as vezes,muitooo sono meu namorado inclusive me apelidou de panda pq ultimamente so como e durmo,e eu sei q pelo menos uns 60% de chance de eu estar gravida pq tive relação no meu período fértil sem proteção .. Mas a dois anos atrás fiz uma cirurgia e tirei uma das trompas a esquerda pra ser específica, e estou na duvida ... Nao quero ficar me iludindo e acabar não estando grávida, e sabe como mulher è né ... Então sei lá queria uma opinião de quem já è mãe... Talvez eu nao fique tão ansiosa ...
    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."