19 dezembro 2013

Como é morar com a sogra (+ vídeo)

Morar com a sogra sempre foi um tabu! Muitas mulheres dizem ser um terror hahahaha Algumas, como eu, ainda conseguem manter a relação boa, mas sempre com um pé atrás, uma desconfiança e tudo sempre a um fio de se tornar uma grande confusão! Mas é uma realidade grande, conheço várias pessoas que moram ou moraram com a sogra ou perto dela e guarda histórias não muito boas do convívio rs.
“Por mais que haja mitos sobre o relacionamento entre nora e sogra, as duas precisam entender que nada vai melhorar se não houver respeito da parte de ambas. Elas têm algo em comum e isso deve ser levado em conta”, indica a terapeuta de casais Joanna Freitas.
Alguns reclamam pelos costumes do outro, ou pelos "conselhos" exagerados, os pitacos da vida, intromissão  na criação dos netos e tudo mais. Acho isso tudo muito gostoso de se ler. 
Tenho acompanhado histórias e mais histórias cabulosas nos grupinhos de mamães adolescentes do facebook, e pelo visto a guerra é feia, ein?!



Vim falar disso, porque eu estou morando com a minha sogra, ( Maria Neide, que é um amor de pessoa) desde que vim morar no Valparaíso (em Goiás), e as pessoas se assustam quando digo que tenho um relacionamento bom com ela e que nos damos bem, apesar de tudo! Expliquei um pouco no vídeo como é nosso relacionamento, e acredite se quiser, nunca tivemos uma só briga, independente dos assuntos da vida!

Mas para as pessoas que não se dão (tão) bem com a sogrona, separei algumas dicas amigas pra ajudar! Vamos lá?

Dicas para evitar brigas

Seja compreensivo – por mais difícil que seja, entenda que a mãe do seu cônjuge cuidou dele desde o seu nascimento, e não é porque ele casou que ela vai deixar de ser sua mãe. Sendo assim, mesmo depois de casado a mãe continuará agindo como sempre agiu. Normalmente não é nada pessoal contra você, ela apenas continua cuidando do filho (a).

Não é seu território – se você estiver com sua sogra, na casa dela, você deverá seguir as regras dela. O ideal, nessa situação, é evitar de se expor demais, evitar agir como se fosse dono da casa, mandando e desmandando. Afinal, ninguém gosta de pessoas de fora querendo mandar em sua casa.

Aceite as diferenças – cultura diferente e estilos de vida diferentes costumam causar um choque no convívio. Aceitar que a sogra e outros parentes tiverem criação diferentes e portanto tem gostos e costumes diferentes é o primeiro passo para evitar confusões.

Seja indireto
– se a sogra fizer ou falar que o desagrade, não reclame ou crie uma discussão imediatamente. O ideal, é deixar para depois. Em outro momento, com calma, diga à sua esposa ou marido que ficou chateado com o que fizeram, ser brigas . Ele providenciará que a sogra não faça novamente.

Se imponha – apesar de ser importante ser compreensivo, você deve saber limitar seu espaço e impor as regras gerais da casa. Deixando todos muito à vontade, uma hora ou outra vão começar a fazer algo que irá desagradá-lo diariamente. Um exemplo disso é assistir TV em alto volume muito tarde à noite, por exemplo. Neste caso, é importante deixar claro desde o início que não se deve fazer assistir TV com som alto tarde à noite.

Tenha paciência – se a situação for provisória, como é na maioria dos casos, espere. Não se desespere, não “chute o pau da barra”. Coloque na cabeça que logo sua sogra e familiares, se for o caso, logo irão embora.

E aí, será que dá pra viver assim? hahahahaha. E você, o que acha dessa história de morar com a sogra? Má idéia? Já teve uma experiência? Conta pra mim, que eu vou amar saber!!






As diquinhas foram tiradas do site Giga conteúdo.

10 comentários:

  1. Aninha, Aninha, Aninha...

    Tudo isso é muito belo, e muito lindo... quero ver é na prática!! E depois de alguns anos.. Quando comecei a morar com a minha sogra, tudo era otimo, eu nem precisava cuidar do marido e tals.. o problema só veio acontecer, quando eu engravidei.. Porque ela era do mato, e queria ficar dando pitacos, aí eu comecei a me trancar no quarto.. depois que o Gu nasceu a situação só piorou.. Ser compreeensiva é muito bom! Mas avisa isso pra véia..
    Amiga, toda relação se desgasta com o tempo, se até uma relação marido-mulher tem que ser renovada, imagina relação de nora-sogra!
    A situação ainda piora quando você mora longe dos seus pais, tipo assim: Marido te pede pra pegar um copo d'agua, e você quer que ele aprenda que tem que pegar a propria água, aí ele pede pra mãe, e a mãe dá a água. Lição não aprendida
    Aí quando é vc qe pede a água, e o marido resolve não te dar, não tem a sua mãe pra fazer por voce..
    É beeem complicado essa relação.. E você ainda ta no comecinho, rsrsrsrsrs.. .tudo são flores ainda..
    Bem, é isso que tenho a dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comecinho nada, já morei 1 ano com ela, fora o tempo de convivência.
      varia de família pra família, se ela fosse mostrar as garrinhas, já teria mostrado. sei lá, eu acho rs
      mas obrigada. bjs

      Excluir
  2. minha sogra tbm foi assim shush eu n sabia fzr ndaa kkkkk ela me ensino tudo! d vez enquanto agt discute mais o amor prevalece tenho ela como minha mãe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ter uma segunda mae, né? tambem me sinto assim *--*

      Excluir
  3. Poxa Ana Raquel, eu adorei o tema dessa postagem..
    Eu nunca morei com minha sogra, más fico cada dia mais assutada pois meu namorado insiste em dizer que quando casar-mos iremos morar os 3 (eu, ele e minha sogra), eu não acho que seja ruim morar com ela, o problema é que nem sempre tudo são flores, eu fico achando que depois de um tempo pode acontecer algo de errado e nós duas nos estranhar sabe... Eu e minha sogra temos um ótimo relacionamento, porém eu tenho uma coisa em minha cabeça e não consigo tirar *QUEM CASA QUER CASA* concorda?

    Beijinhos.. Haa eu adoro ler seu blog, te acompanho sempre que posso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho que quando não se tem pressa pra casar (tipo eu, que tive por causa que ele ia mudar de cidade) não tem necessidade de ir morar com a sogra rs quem casa, quer casa!

      beijos, gatona!

      Excluir
  4. O post está legal,mas que rapidez é essa para falar? ta tentando criar um sotaque que nao existe? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ficou muito estranho!!! forçado. Seja mais natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu jeito de falar é assim, eu falo rápido. No vídeo sobre amamentação eu falei sobre isso. beijinhos

      Excluir
  5. Eu moro numa casa que minha sogra construiu,no inicio a casa era nossa ai ela se mudou no dia que viemos pra cá com a filha de 13 anos e minha vida virou um inferno tudo ela acha ruim,diia que eu era porca ficava reclamando e enchendo o saco e na verdade o que ela queria era ter só o filho dela mais meu marido não perdoa ela ´por ter deixado os filhos a menor com 7 anos e ai ela achava que eu que deixava a relação ruim,nossa eu não suporto ela tento respeitar mais pra ela a unica pessoa boa é afilha mais velha que tem um bb menor que mnhafilha,ele nunca foi de se importar muito com nossa filha e na frente dos outros tenta se dar de coitadinha,vive falando mal da gente e ja mandou a gente embora mais de 3 vezes e sempre por bobiças porque tudo ela faz alarde eu odeio ela com todas as minhas forças e só tento manter uma relação de oi e tchau e mesmo não dando motivo ele sempre me ignora e fica e fazendo na frente o filho conversando comigo ela é uma bruxa!!! Mais que bom que sua sogra é boa,quando me mudei ja sabia fazer as coisas e ela sempre tentando me ensinar e me chamando de porca e isso e aquilo e eu não suporto que fiquem se metendo no que eu faço!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Moro com minha sogra, convivemos bem, a unica coisa que tenho a me queixar, e que ela fala que eu faco a cabeca do filho dela qndo ele briga com alguem aki em casa, e ela smp que as filhas vem discutir comigo eu to smp errada. Mas tirando isso gracas a Deus nos damos muito bem

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."