05 março 2013

Desmame efetuado com sucesso!

Tudo começou no dia 15 de fevereiro de 2013 quando eu tive que deixar a Luna pela manhã na casa da Neide, avó paterna dela. Geralmente ela vai pra lá depois do almoço. Dava bastante peito pra ela pela manhã e ela só retornada pra casa lá pelas 17, 18 horas.
Mas este foi um dia incomum, resolvi deixa-la lá pela manhã e ir trabalhar de dia, pra ganhar mais dinheiro (kkkkkkkk). Como ela já estava bem habituada a comer sopinhas e os potinhos com papinhas de frutas, nao me preocupei. Acordei bem cedo, sequei meu peito com ela e a deixei lá. Em torno de 8 horas da manhã.
Fui trabalhar e disse que qualquer coisa era pra eles me ligarem que eu iria busca-la, caso ela ficasse com fome de leite de peito kkk ou saudade. Mas eles não me ligaram.
Para quem não sabe ainda, eu trabalho no buffet da minha tia. E esse dia era um 15 anos. Mas não um 15 anos comum... Era um 15 anos de uma prima nossa, uma prima distante, mas ainda assim era prima. E claro que quando é pra familia a cobrança acaba sendo um pouquinho maior e a pressão não ajuda. Passamos o dia inteiro dedicados em ornamentar a festa e deu 17, 18, 19 horas e nada... Terminamos umas 20:00 horas e corremos pra casa pra trocar de roupa pra voltar pra festa pra trabalhar mais!
Meu plano era passar na casa da dona Neide e pegar a Luna. Ou pelo menos dar mais peito pra ela. Mas eu não pude. Liguei pra eles e perguntei como ela estava, e disseram que estava muito bem, que nao havia chorado e estava dormindo. Fiquei um pouco aliviada e meio pensativa. Fui trabalhar normalmente.
A festa acabou 3 da manhã. Fomos desfazer tudo, lavar as louças etc etc etc. Terminamos quase 6 da manhã. Cheguei em casa, meus peitos estavam doendo de tão cheios. Fui pro banheiro e me senti uma vaca sendo ordenhada. Sequei e fui dormir!
Acordei assustada sentindo falta da Luna. Eram 10 da manhã. Tomei banho blablabla e liguei pro meu ex cunhado Ney. Ele disse que a Luna estava almoçando e estava tudo bem. Que acordou chorando, mas nao permaneceu chorando por muito tempo. Que estava tudo bem e depois do almoço ele traria ela pra mim.
Fiquei me sentindo tão inutil kkkkkkkk Já haviam se passado mais de 24 horas e ela não estava sentindo falta do peito :s Ela já não mamava exclusivamente desde os 3 meses, mas as mamadas eram de lei! Comia alguma coisa vez ou outra, nada com muito compromisso ou horarios certinhos. A partir dos seis meses que comecei a trocar a mamada do almoço por papinhas de frutas. Ou seja, a mamada ainda era muito importante já que ela não tomava leite artificial ou fórmulas. Depois cortei as mamadas da manhã e então Luna passou a mamar apenas para dar a sonequinha da tarde, para dormir de noite e pelas madrugadas quando de vez em quando acordava com fome.
E foi nesse dia 16 de fevereiro que eu decidi que estava na hora de tirar o tetê da Luna definitivamente. Preciso confessar que nunca amei amamentar.. Achava lindo etc e tal mas não suportava a idéia da Luna ficar TÃO dependente de mim assim... Podem me achar menos mãe por isso. Não me importo nem um pouquinho!
Na noite do dia 27 de fevereiro Luna Eduarda mamou pela ultima vez. Uma mamada rápida e cheia de mordidas em mim kkkkkk e desde então eu nunca mais dei o tetê. E aparentemente ela não tem sentido falta também.
Ainda não falei pro pediatra e confesso que estou com medo da reaçao dele quanto a isso, mas ok.
Acho que toda mãe sabe quando chega essa hora. Pra umas cedo e pra outras nem tanto. Meus parabéns para as mães que conseguem amamentar até 1 ano ou mais! E aqui acaba minha aventura no mundo maravilhoso da amamentação!

E você? Foi fácil fazer o desmame? Você quis ou o bebê largou?
E pra quem ainda não desmamou: pretende amamentar até quando?

Um beijo e um abraço
- Ana e Lubs :3

14 comentários:

  1. Aqui tambem vou desmamar com 6 meses, no mes que vem no caso... tbm nunca gostei de amamentar, mas estou segurando até o sexto mês por ser mto importante pra ele...
    Mas o desmame ja esta acontecendo... ele nega o peito durante o dia, só aceita na madrugada, ja que ele toma LA desde os 3 meses pra complementar!

    http://diariodematernidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rafael largou, estou super triste por isso :\

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Eu tive que parar de amamenta-la com 5 meses pois voltei a trabalhar, então, quando faltava uns 10 dias para coloca-la na creche eu comecei a trocar o peito por mamadeira com o meu leite..ela mamava bem pouquinho e abria o berreiro. e assim foi até o primeiro dia da creche.
    Eu achei que o pessoal da creche iam me ligar desesperados pedindo pra eu ir busca-la, mas não.
    Ela não pediu e nem chorou... e foi assim, sem traumas.

    Acho que os bebes sentem o cheiro do nosso peito e ficam com vontade, então quando estão longe da gente nem sentem falta.

    Parabens,

    Nossas filhas estão virando mocinhas independêntes srsrs.

    http://milenaprimeiropassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Caio largou o peito com 2 meses, assim que comecei a complementar com fórmula. O assunto ainda meche muito comigo e me deixa triste. Que bom que você ta de boa!

    ResponderExcluir
  5. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee parabens , eu vou ate 1 aninhoooo, confesso que amo amamentar, e acho que a minha nao vai ser tao facil assim :/

    ResponderExcluir
  6. Kel, eu querendo que o Davi mame e você querendo que a Luna pare! rs
    O Davi nunca gostou de mamar eu comecei forçando ja que era meu sonho e ele acabou acostumando, mais agora depois das sopinhas e raspinhas de frutas ele nem liga e nem sente falta e seu ponho o peito na boca dele é motivo de abrir o berreiro. Ou seja ele mesmo ja fez o desmame! rs ... to tentando chegar ate os 6 meses, ele mama uma vez no dia e olhe lá! rs

    Beijinhos na Lulubs *-*

    ResponderExcluir
  7. Pretendo amamentá-lo até os dois aninhos, ele parou com a amamentação exclusiva agora, com seis meses, por conta dos meus estudo.. Toma uma mamadeira de LA enquanto estou na escola e come papinha nos resto do tempo.. Mama mais de madrugada e de manhã, e à noite na hora de dormir..
    Mas ele faz questão, não troca o peito por mamadeira nenhum! rs.
    Beijos meus e do Guga s2

    ResponderExcluir
  8. Aqui seguimos com a amamentação exclusiva e somente daqui a 15 dias ( com 6 meses completos ) que Levi vai começar a experimentar outros sabores.
    Eu amo me sentir útil kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pretendo amamentar até os dois anos também!

    Beeijos !

    ResponderExcluir
  9. Oi lindonas!
    Bom a Alice deixou de mamar com 4 meses...
    no inicio foi horrivel pra mim pq, meus seios ficavam cheios e eu tinha que tirar o leite, fui introduzindo o mingau, percebi que ela não sentiu falta do peito.
    E como vc eu tbm não achava "mil maravilhas" amamentar. Rsrsrs
    Beijo pra vc e pra Luna!
    http://sussurrosgocalita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. Nunca comentei aqui, mas sempre acompanho vc, desde o nascimento da Luna. Também moro em Manaus, tenho 25 anos e duas filhas, q as chamo de minhas Maria's. (Maria Clara - 3 anos e 7 meses e Maria Catharina - 6 meses).
    Minha mais velha amamentei ate 1 ano e 11 meses, estipulei no maximo ate os 2 anos. E pretendo fazer o mesmo com a minha caçula.
    insista para Luna aceitar leite artificial, pq todo bebe precisa muito de leite, devido a enorme necessidade de calcio.

    bjs
    Izabelle

    ResponderExcluir
  11. tbm tive q tirar o peito da Alice,me arrependo mas não tinha condições de amamentar .estava muito magra,e alice só aceitava almoço e jantar,nem fruta nem leite,nem iogurte nem nada
    então as duas estavam sendo prejudicadas
    http://diariodaprincesaalice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Qe liindo amiga ...vc sempre foi forte em expor suas opinioes ...
    tb desmameio o nick com 5 meses , ele machucava muitoo meu peitoo
    kkkkk'
    admiro as qe conseguem amamaentar ate dps de 1ano ...mas isso nao era p.mim
    e nao foi dificil o nick largar do peito nao.

    ResponderExcluir
  13. Muito embora eu não seja mulher, tampouco mãe, sou filho, e pasmem, de uma mãe! hahaha

    Por isso me vejo com legitimidade para opinar: amamentação é primordial. Leite materno é o melhor de todos os alimentos para um neném, e nenhum outro tem sequer como competir. Por este motivo, creio eu, em minha humilde e singela visão das coisas, que a amamentação deve ser o mais prolongada, dentro das possibilidades da genitora e dos pequenos.

    No mais, tomara que as chupetas tenham sido abandonadas nessa época. Na minha ainda usávamos.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Sou também mamãe adolescente e ainda nao conhecia seu blog.. Parabéns pela filha linda!!!
    Meu Davi faz 2 meses daqui a 1 semana, e esta mamando só no peito.. Pretendia parar com 6 meses, mas em maio começo a faculdade e não sei se vou conseguir amamentar! Quero muito!
    Beijinhos, Maria Elisa
    maesadolescentes.wordpress.com

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."