30 abril 2013

A (terrivel) crise dos 8 meses.

"Seu filho enfrenta problemas para dormir, se alimenta mal e anda agitado? Calma. Pode ser que ele esteja apenas atravessando uma crise comum à fase em que se encontra."
E essa a crise dos 8 meses chegou pra nós. Na verdade, mesmo com todo meu conhecimento em maternidade (rsrsrs) eu ainda não tinha lido nada sobre isso, até que a minha amiga Suzane Ferreira veio me falar. A filha dela, é algumas semanas mais velha que a Lulu, portanto ela já tinha passado por isso antes. Depois que ela me falou, fui dar uma pesquisada camarada no google e lí vários e vários blogs com relatos sobre a tal crise dos 8/9 meses. Conhecida como crise da angústia e separação. Perambulando pelo site Bebê Brasil, encontrei um texto falando sobre isso e achei legal vir aqui compartilhar com vocês. (meus comentários em rosa)




Oito meses: crise da separação ou angústia.

Essa crise acontece sempre no oitavo mês?
Não exatamente. Essa é a crise do terceiro trimestre. “Embora seja incomum, algumas crianças começam a dar sinais da crise com 6 ou 7 meses. Outras mostram sintomas de angústia com 9 meses. Mas na maioria dos casos isso acontece mesmo no oitavo mês”, explica o pediatra Leonardo Posternak, de São Paulo. A Lulu começou com isso em torno da terceira semana oitavo mês. lá pelo dia 22/04/2013 e não parou mais rs

Por que os pediatras dizem que essa é a crise mais significativa de todas?
“Porque essa é a que dura mais tempo e o transtorno do sono é muito acentuado: a criança pode chegar a acordar 15 vezes durante a noite, desperta muito assustada, com um choro intenso. Alguns pais ficam tão assustados que pensam que a criança caiu do berço porque é um choro diferente, desesperado”, esclarece o pediatra Leonardo Posternak, de São Paulo. Graças ao meu bom Deus, ela não acordou 15 vezes na noite! Isso chegou a acontecer, mas apenas uns 3 dias no máximo e acordando uma ou duas vezes apenas. É realmente assustador, um choro desesperado, parecido com choro de dor. Eu achava que se tratavam de pesadelos. Mas já descobri que se trata apenas dessa crise.




Zena2_large


Quanto tempo dura a crise da angústia?
Demora um pouco mais que as outras crises de crescimento: três ou quatro semanas. Espero que acabe logo, apenas!


Quais os sintomas da crise da angústia?
Basicamente os mesmos das outras crises: alteração do sono, perda de apetite e agitação. “O sono é o que mais perturba. Além disso, a criança come muito mal, pior do que nas outras fases. E às vezes faz até pequenas greves de fome”, comenta o pediatra Leonardo Posternak, de São PauloLulu realmente tem comido pouco. Só quer saber de mamar. Acho até que deu uma emagrecida;
Qual a importância do objeto de transição nessa fase?
Nesse período de angústia, a criança começa a se apegar a algum objeto: pode ser um paninho, uma chupeta específica, um brinquedo. “Esse objeto representa a mãe, e é bom que ela brinque com o ursinho, por exemplo, que dê beijo, que deixe nele o seu cheiro. Isso vai ajudá-la a entender que à noite as coisas não desaparecem. A mãe pode sumir, mas o objeto continua ali e vai estar com ele quando acordar. Isso ajuda a criança a entender que esse afastamento não é uma perda”, ensina o pediatra Leonardo Posternak, de São Paulo. Ainda estou trabalhando nessa coisa do objeto de transição. ela não quer se apegar A NADA! oh God, why?

Como ajudar a criança a escolher o objeto de transição?
Os pais não precisam se preocupar em estimular a escolha, que é feita naturalmente pelo bebê. “É importante que o objeto resista às agressões da criança e que ela mesma o reconstrua. A mãe não deve lavá-lo nem tentar consertá-lo”, explica Ana Paula Cargnelutti Venturini, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Imagem: we heart it.


Um comentário:

  1. Meu filho tb está nessa fase e muuito chato, ele acorda diversas vezes a noite pra mamar e um choro paracendo que tem alguem batendo nele e so quer mamar, não ta comendo nada!

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."