23 abril 2014

Fases da Luna: Birras e chamego.

A birra

Eu já tinha escrito sobre o Terrible two, e depois de um tempo tudo tinha acabado. Amém! Ela já estava mais obediente, fazia o que mandávamos na hora em que mandávamos, mesmo dizendo "não" o tempo todo (risos). Eu estava muito feliz com a evolução, estava contente em saber que eu tinha domado minha ferinha e me sentí a melhor mãe do mundo hahaha.
Mas quando chegamos em Manaus, a avó da Luna quis passar algum tempo com ela, com a desculpa de que a qualquer momento voltaria pra Brasília e ficaria longe da Luna por muito tempo. E foi nessa brincadeira que a Luna começou a ficar 5 dias lá e 2 dias conosco... Quando eu trazia ela de volta pra casa, notava a diferença: Queria tudo no tempo DELA e quando é contrariada, se joga no chão, grita num som agudo infinito, bate as portas e faz todo o tipo de coisa que crianças mal-criadas fazem u.u A busca pela independência é tanta que às vezes ela faz escândalo por uma coisa que nem quer de verdade, só para ver se tem o poder de conseguir quando quer. As vezes acho até engraçado, confesso!
Quando ela faz isso em casa, eu grito mais alto que ela (super maturidade kkkk) e a gente acaba uma olhando pra cara da outra e as birras se encerram por lá mesmo. Mas quando estamos em público, é mais difícil! Você não pode brigar (pq as pessoas estão olhando), não pode puxar pelo braço com ódio no coração (pq as pessoas estão olhando), não pode simplesmente ignorar (pq as pessoas estão olhando) e não importa o que você faça, sempre vão te olhar com cara de: "nossa, não sabe nem educar uma criança", e quando se é mãe adolescente, você nem precisa de um motivo, as pessoas naturalmente já te rotulam como péssima mãe, Aí você se coloca nessa situação e as pessoas falam ainda mais! ô vida difícil...
A maneira mais fácil de contornar a situação, acredito eu, que seja simplesmente baixar na altura da criança e conversar com ela (isso nunca dá certo), deixar a criança extravasar a raiva até se acalmar ou tentar distraí-la com outras coisas (essa é batata!). Muitas mães deixam os filhos de castigo, mas acho que a Luna ainda não entende bem as coisas, vamos  guardar isso pra mais tarde.
Aprendí que saindo pela noite ou no final da tarde, as chances de uma crise de birra aumentam pra 90%. Então evitamos sair com ela pra onde não há espaço pra ela correr, brincar ou extravasar a energia que ela tem. Evito ao máximo o estresse dela, pq ela se estressa mais rápido que eu! kkkk Vale levar várias comidinhas e brinquedos pra ela se distrair ou também um carrinho, caso ela se canse... Mas como deixamos o dela em Goiás e ainda não compramos outro, deixo essa dica pra vocês. Tomar esses cuidados diminui um pouco o risco de escândalo em público.

Luna chicletinho

A Luna sempre foi carinhosa, mas a maior parte do tempo ela não é! kkkkkkkk Ela não é tão menininha, é mais molequinha, gosta de brincar de bola, fazer bagunça, correr, essas coisas! Fica cheia de chameguinho quando estamos na cama, nós 3. Pede beijo, faz carinho e fica junto por bastante tempo, as vezes até dormir.
Mas de uns dias pra cá, tenho notado que ela tem me tratado bem diferente do que nos outros dias. Ela sempre foi muito chegada ao pai dela, mas agora está um grude comigo! Colou como chiclete gruda na sola do sapato! Ela tem adorado sentar ou deitar no meu colo, acredito que desta maneira, ela se sente mais próxima de mim e consegue as atenções todas pra ela! Como uma boa leonina, Luna ADORA atenção.
Estamos fazendo bastante coisas juntas, como ler os livros que ela gosta, cantamos musiquinhas, fazemos brincadeirinhas fofas, é um sonho!
As vezes vemos desenho juntas, afinal eu também me canso e a criatividade pras brincadeiras se esgotam. Eu sou contra deixar a criança hipnotizada em frente a tela o dia inteiro, mas um pouco não faz mal! Fico repetindo o nome dos programas ou dos personagens pra ela, assim aumenta o vocabulário bem rápido e não fica aquele momento vegetativo em frente a TV num sofá o dia inteiro.


Toda fase é passageira. Sei que mesmo esses shows de escândalo e birra tiram qualquer pessoa do sério, mas fazem parte do desenvolvimento. Acho importante a Luna ser independente e demonstrar o que quer, mas também precisa aprender que tudo tem limite e quem manda sou eu! Aprender que deve ter respeito pelos pais e avós e todas as pessoas mais velhas. Ela ainda não tem nem dois anos, mas sei que a personalidade está sendo definida desde já. O jeito é arrumar uma maneira de contornar as situações mais difíceis e aproveitar tudo, pq passa rápido demais!



8 comentários:

  1. Opaaaa, encontrei a irmã gemêa da Alice kkkkkkkkk
    Flor aqui estou passando pela a mesma coisa.
    Alice quer tudo do jeito dela e quando sua vontade não é feita, se joga pra trás, belisca e quer morder a gente!
    Comigo não tem essa de fazer o que ela quer não.... mas com os avós já sabe né?
    São com quem ela passa o dia, então é mimo e dengo que não acaba mais...
    E agora tá com a mania de dizer que a gente bate nela.. tipo se vc perguntar : alguém bateu em você ?
    Foi a mamãe ou foi o Eliabe .... e assim vai. E ainda com voz de choro mostrando supostamente onde bateram... tudo mentira... uma atriz.
    Como vc falou é mais complicado quando é em público, porque as pessoas te olham de uma maneira que até constrange...
    Alice fez uma dessas comigo no shopping, se jogou no chão e fez aquele escandâlo... eu sai de perto e quando ela percebeu que me afastei veio correndo e me chamando... e quando chegou perto de mim ?
    Se jogou no chão de novo...
    Não é fácil...

    ResponderExcluir
  2. Linda! Orgulhosa por vc, tem se tornado uma Mãe Maravilhosa a quem a LUNA com toda certeza irá se orgulhar...

    ResponderExcluir
  3. Fico muito Feliz em ver a Mãe que vc se tornou, uma Mãe Maravilhosa a quem a LUNA com certeza irá se Orgulhar... Amo-te <3

    ResponderExcluir
  4. Ai que medo dos dois anos!! Ta cada dia mais fofa essa Luninha jein

    Bjos nas 2

    ResponderExcluir
  5. Nossa sei bem como são essas fases, e como mãe de primeira viagem sei como é difícil saber lidar com algumas situações de birras e manhas. Mais tudo com amor e paciência se resolve, amo seu blog bjs!

    ResponderExcluir
  6. Descobrir seu blog a pouco tempo, e estou amando.

    Luna é linda s2
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Seu cabelo ta vermelho :) o que você usou ??
    Preciso de uma entrevista com vc /
    blogdapaulinhacss@hotmail.com
    http://paulasanthana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora do meu bebe nascer :)

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."