03 janeiro 2014

Luna adolescente??? - Terrible two.

Desde que eu ainda estava grávida, via outras mamães blogueiras comentando sobre o terrible two e pra ser completamente sincera, sempre achei que fosse exagero das mães, ou cansaço mesmo e estresse pela vida agitada e tudo mais até que... Gente? Cade a Luna obediente, quietinha e boazinha que eu tinha??? SUMIU!

Desde que ela fez 1 ano e 3 meses começou a festa... Luna decidiu ter ataques e mais ataques de esterísmo e não aceitar levar "não", sabe? Tá dificil minha situação... Então decidi ir buscar ajuda ao papai google, e fui pesquisar sobre a fase em que ela está. E relembrei essa coisa de terrible two, que eu já havia esquecido completamente. Mas gente? O que é esse terrible two? Deve ser alguma coisa muito ruim, pq a mamãe aqui está pedindo arrego! Dei uma bela lida em blogs e sites por aí e cheguei na conclusão que é o que eles chamam de "primeira adolescência" ou "adolescência dos bebês". Que é quando os bebês aprendem que podem dizer NÃO e que eles tem vontades próprias.

"A maior parte das crianças passa por essa fase do NÃO entre um e dois anos e meio de idade. A criança inicia balançando a cabecinha como sinal de não e depois de um tempinho já é capaz de verbalizar essa fala, e aí é NÃO para tudo.
Parece desafiar a autoridade dos pais e essas negociações entre pais e filhos muitas vezes acabam em birra, que não é nada mais do que uma oposição ativa. Esses “nãos” acontecem ou porque os pais querem que a criança faça uma coisa, como por exemplo tomar banho e ela não quer, ou porque elas querem fazer algo contrário ao que os pais deixam (assistir TV), enfim, as birras podem acontecer de diversas maneiras. (Fonte)

Luna está desobediente, finge que não nos ouve, está desafiadora e parece que perdeu o medo e o respeito pelos pais. Tira todas as coisas de todos os lugares possíveis ao mesmo tempo e em questão de segundos deixa a casa de pernas pro ar. Aprendeu a bater em todo mundo, não quer nem saber! E quanto mais você grita de dor, mais ela cai na gargalhada! Não tente tirar das mãos dela seja lá o que for. Você pode acabar com sérios problemas auditivos. Não tem dormido bem! Não sei se isso tem a ver com a fase horrível em que ela decidiu entrar precocemente, mas acorda de madrugada do nada e deixa todos loucos... Só sei que está ruim... MUITO RUIM! Ela ainda não tem 2 anos. Na verdade falta um pouquinho pra isso.... Mas ok, eu sempre quis uma filha adiantada, não é?

Eu até posso entender... O que será que deve estar acontecendo dentro daqueles pneuzinhos? Luna não é mais um bebezinho. É muito simples. Ela está crescendo rápida e vigorosamente, como acontece com as crianças que estão chegando aos dois anos. O número de palavras que ela anda aprendendo é algo espantoso. Já consegue pedir o que quer. Cresceu bastante em comprimento e está de cabelos longos. Está crescida, apesar de ser muito nova. Deve estar tudo uma loucura dentro dela, como se fosse realmente a adolescência chegando mais cedo.
É chegado o tempo de mudanças. Eu e Marcos estamos pensando muito e trabalhando pra acompanhar o crescimento dela e queremos ajudar, mesmo ela nem precisando de ajuda. Sempre foi tudo compartilhado. O quarto, a cama... Mas agora parece que ela já não faz questão de nós. Se antes ela se arrastava pra dormir ao nosso lado, hoje em dia ela fica esticadinha na frente do colchão dela (Luna não te cama. Colocamos o colchão no chão para que ela possa subir e descer sozinha, mas durante o dia nós levantamos o colchão pra ter mais espaço), pedindo para que um de nós dois possamos arrumar a cama dela, para que ela possa dormir sozinha. Isso mesmo, aquela coisa de "nana neném" acabou! Meu bebê está crescendo...
Quanto finalmente nos mudarmos pro nosso apartamento, ela terá o quartinho dela. Ela ainda não vai dormir lá, claro! Mas vai ter seu próprio espaço. Com os brinquedinhos, com suas coisinhas e tudo vai ser do jeito em que ela se sinta melhor! Pra ela perceber que também tem direito a sua individualidade, sem precisar gritar ou contrariar os pais.
Outro dia eu a peguei com um pé na cadeira e a outra perna levantada para subir na mesa, que tem um tampo de vidro. Corri e peguei a tempo, antes de ser feito um acidente. "Nãaaaao, nãaaaaaaao, nã nã nã nãaaaaaao" Foi isso o que ouvi. Abaixei na altura dela e expliquei que não podia subir na mesa, senão ia cair e fazer dodói. Ela entendeu e foi brincar. Claro que ela voltou lá e tentou subir de novo e eu tive que repetir a mesma explicação trocentas vezes! É necessário ter MUITA paciência pra conseguir aturar, as vezes eu me estresso bastante, mas ser mãe é isso... Quando chego ao limite, é hora de trocar o time de campo. Sai mamãe e entra papai.

Terrible two tem me assustado bastante e estressado também. Mas acontecem muitas coisas lindas! É muito gostoso assistir o crescimento dela. As vezes eu a vejo acordando, saindo da caminha dela, vindo para a nossa, toda sorridente "papaiiiiiii, mamyyyyyyyyy", soa como um "bom dia" do jeitinho dela. Nada se compara! Ela tem aprendido muitas palavras e o dialeto dela está muito gostoso! É bom fazer parte de tudo isso. Eu e o pai dela já choramos várias vezes por olhar ela deitada no peito dele, dormindo serena. Perdi a conta de quantas vezes ouvi "nosso amor é grande demais, nasceu a nossa Peppa". Ele está bobo demais. Ficou perplexo quando mostrei a ele os vídeos dela com menos de 5 meses. As fases que ele perdeu. Marcos tem sido um paizão e ele se tornou uma nova pessoa graças a minha bolotinha *--*

Enfim... Terrible two também pode ser wonderful two.


13 comentários:

  1. Boa sorte, querida! Só não entendi pq vc diz que é "claro" que a Luna não vai dormir no próprio quarto quando se mudarem. Na idade dela não tem problema nenhum dormir no seu próprio cantinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pessoalmente, não acho que ela esteja pronta pra isso. Acredito que varie de criança pra criança. Respeito sua opinião e tudo mais.
      Mas uma criança de 1 ano e meio não está pronta pra dormir sozinha.

      Excluir
  2. é tambem não entendi essa parte de 'claro' que não vai rs super respeito o modo que voce cria ela afinal voce e a mae dela , mas com um ano ela esta SIM pronta pra dormir sozinha , é nesse periodo que voce deve ensinar ela a dormir sozinha pra não haver problemas futuros , EU SOU MAE tbm de duas meninas uma de 5 e outra de 1 e 7 meses ! ela ate mesmo precisa desse espacinho ! repense , faça testes voce vai se surpreender e ver o quao pronta ela está

    ResponderExcluir
  3. Agora tá explicado a rebeldia do meu pequeno haha! Tem horas que dá vontade de sair correndo né Ana? Mais tudo se ajeita. Bjs em vc e na Lulu linda

    ResponderExcluir
  4. Agora ta explicado o porque de tanta rebeldia do meu pequeno haha! Tem horas que dá vontade de sair correndo né Ana? Tambem concordo com você que uma criança de 1 ano e meio ainda não tá pronta para dormir num quarto separada dos pais, mais em cama separadas sim! E é o certo a fazer senão p tirar depois da sua cama vai ser bem dificil.

    ResponderExcluir
  5. Agora tá explicado a rebeldia do meu pequeno haha! Tem horas que dá vontade de sair correndo né Ana? Mais tudo se ajeita. Bjs em vc e na Lulu linda

    ResponderExcluir
  6. Ana o marcos perdeu td a fase de bebezinha da, luna, oq ele diz sobre isso? Se árrepende?
    Realmente as crianças passam por muitas fases, isto eh só o começo rsrd

    ResponderExcluir
  7. Verdade Ana... Tbm tinha medo do Davi dormir sozinho no quarto dele... Com 5 meses criei coragem e deixei ele dormindo no berço, sozinho, a noite toda! Hj ele esta com quase 1 ano e 3 meses e adora o quarto dele! Na hr de dormir vai ate o berço e pede pra que o colocamos lá! Quando acorda de manha, fica sentadinho, falando sozinho ate que alguem o busque. Ja ouvi falar do Terrible Two... Mas será que as vezes ela nao necessita de um espaço só dela?

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 1 ano e 5 meses e desde seu primeiro aninho venho passando por isso, ela tem uma grande mania de negar tudo, gritar, bater os pézinhos, quando não consegue o que quer (claro que tudo isso tem uma grande contribuição do pai dela que mima muito), porém eu tento relevar tudo com muita paciência, pois quanto mais você faz o que a criança quer,mais ela irá se tornar "rebelde", sendo assim, toda vez que a Beatriz começa a berrar por alguma coisa eu não faço o que ela quer e se ela chora eu fico rindo kkkkkkk (parece meio macabro, mas é a melhor forma de levar com paciência essa situação). A criança quando chora não está sentindo dor, então, a melhor maneira de aliviar é ignorando qualquer crise desses bebezinhos mandões rsrsrsrsrs
    Bjoss Ana, sorte para vc e sua família.

    ResponderExcluir
  9. Gente, pára! Esse post deveria ser destinado ao meu Davi, rs. É tudo muito igual, até os detalhes. Estamos na mesma fase, Kel. E é bem verdade que apesar de cansativo, tem seu lado bom, chega a ser até engraçado ver um bebe de 1 ano e meio (idade de dh) querer ser dono do proprio nariz, hahaha. Luna é mais nova que Davi por mês, apenas. Acompanho desde a sua gestação e ela está linda! Posso fazer um post falando desse terrible two, tambem? (nunca tinha ouvido falar, ahiejaihsij) Beijos!

    Juliana, mãe do Davi

    ResponderExcluir
  10. Gente, esse post deveria ser destinado ao meu Davi, rs. É tudo igual ao que estamos vivendo, até os detalhes. Tô chocada! rsrs. Como você diz, é bem verdade que é bem estressante mas tambem tem seu lado bom. E chega ser até engraçado ver um bebe de 1 ano e meio (no caso do DH) querer ser dono do proprio nariz, hahaha. Luna é mais nova que Davi por um mês apenas, acompanho vocês desde a gestação e fico muito feliz que agora tdo tenha se acertado, tudo é no tempo de Deus. Ah, posso fazer um post sobre o tal 'terrible two', também? (nunca tinha ouvido falar, e tô surpresa) Beijos, Kel. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, acompanho seu blog desde o inicio, o meu pqno está com 1 ano e 10 meses, estou ficando louca, ele anda rebelde, manhoso e acha que pode fazer o que quiser.
    Ele dorme no quartinho dele, pra mim foi a melhor coisa, todavia, acredito que cada mãe deve saber o que é melhor para si e para o filho, afinal, precisamos respeitar o nosso tempo e o deles. No meu caso a cobrança é sobre tirar a fralda, eu queria tirar esse mês, mas, percebi que ele não preparado, estou sendo mto criticada por isso, decidi ignorar os comentários maldosos, optando por zelar pelo bem estar dele. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Entao que fase voce me daria para uma criança que ainda vai fazer 11 meses e ja esta desse mesmo modo ? kkkkk vou ter um ataque com tantos choros altos e vendo a casa parecendo que passou um furacao!

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."