21 maio 2012

Dúvida cruel: Normal ou Cesárea?

Bom, na verdade já estou farta das pessoas virem me perguntar o tipo de parto que eu vou fazer e eu não saber responder! Na minha cabeça ainda está muito cedo pra esse tipo de preocupação. Acho que eu deveria pensar nisso só com 35, 36 semanas (me corrijam se eu estiver errada) mas acho que esse tipo de estresse é totalmente desnecessário nas minhas lindas 29 semanas.
Eu já andei lendo muito sobre todos os tipos de parto, e caramba, são muitos! kkkkkk Todos tem seus prós e contras, e isso não está ajudando muito. Meu pai me deu uma revista bem legal, que fala sobre gravidez etc etc etc e tem uma sessão só de partos e eu comecei a pensar no assunto (involuntariamente) e me dei conta de que eu não fazia idéia do que escolher!!
A minha vida toda eu estava decidida a fazer uma cesariana, pois não tem dor, não tem trabalho de parto, não tem sofrimento e nem nada disso. Mas eu não imaginava que iria engravidar aos 17 anos, e quando você é muito nova, as escolhas se limitam um pouco, porquê você querendo ou não, as opiniões ainda pesam sobre você. Mas enfim, voltando ao assunto... Então pouco depois de descobrir a gravidez, eu optei pelo parto normal, pois é natural, seu corpo se prepara nove meses pra aquele acontecimento etc etc a mãe fica mais participativa no nascimento do filho e tem a questão da proximidade e tal, mas então você pensa: "Como pode um bebê gordinho sair por uma passagem tão estreita????" E eu sei que a vagina é elástica e tem a dilatação e depois volta tudo ao normal e tal... Ok, me convencí! 
Então fiquei sabendo que a maioria das adolescentes ganha aquele lindo corte no períneo (linha entre a vagina e o ânus) e eu me ponho a pensar: "um corte? um corte?????" e lí depoimentos de meninas que tiveram seu corte inflamado, que dói pra fazer xixi e coisa e tal... Lá vem minha dúvida de volta! Porque se for pra ter um corte, que seja de cesárea! Fora que tem aquele probleminha do quadril estreito. Já ví histórias de bebês que morreram (ou quase) por não conseguir sair. E ainda tem a questão de passar o tempo e etc etc etc Muita coisa pra minha cabeça.
Então até agora, 21 de maio de 2012, ás 21:35 eu escolho o parto cesáreo. (Podem me atirar pedras!) 
Meu pai já deixou claro que não quer que eu faça uma cesárea. Minha mãe prefere o normal, mas acho que eles não irão interferir na minha escolha. Mas até lá muita água vai rolar e eu ainda vou mudar de idéia umas mil vezes. Tenho certeza! Meu namorado também quer que eu faça uma cesárea, por motivos óbvios.
Fora que no meu cartão de pré-natal, minha obstetra já marcos um X na opção PC. E cá entre nós, eu confio na escolha dela, porque ela estudou muito mais do que eu na minha vida inteira!

Pra descontrair, vou postar uma tirinha meme que eu achei em um blog de humor! Achei bem minha cara kkk

4 comentários:

  1. Oi Ana Raquel.
    Bom, eu sou Doula e acho que poderia te ajudar. Se vc quiser claro.
    Bom pelos meus conhecimentos e por ser o certo eu sempre indico parto normal.
    Cesária não é parto é uma cirurgia de grande porte (são cortadas 7 camadas de pele e são dados mais de 75 pontos) e pode ter certeza que é mais fácil uma cesária inflamar do que um corte no períneo.
    Sem contar que a recuperação do normal é imediata com um mês já esta tudo cicatrizado e da cesária é 90 dias.
    A cesária nao dói na hora mais depois dói e dói muito. O parto normal dói na hora mais depois vc está "pronta pra outra" vai poder cuidar do seu bebê sem limitações.
    Posso te falar sem medo eu já pessei por 3 cirurgias e é a pior coisa do mundo, dói muito, tem que fazer as coisas tudo com cautela, a recupeção é chata não pode comer isso não pode comer aquilo..blá blá.
    Se vc é saudável e seu bebê tbm, sua gravidez nao é de risco e tal. Tenha parto normal! Primeiro porque os benefícios são MUITOS, segundo porque o trabalho de parto é essencial para o amadurecimento dos pulmões do bebê muito contrario da cesária que o bebê está la quetinho esperando a hora certa de nascer e é ARRANCADO de lá, ele não está preparado pra viver ainda fora do ambiente intra-uterino, não tem uma ligação forte com a mãe nos primeiros dias de vida, podendo até ter complicações respiratórias. O trabalho de parto é um sinal do bebê de que ele está pronto pra nascer, pronto pra viver fora do útero. O trabalho de parto trás um vínculo muito grande para mãe e bebê porque vcs dois estarão juntos nessa, um ajudando o outro para poderem se encontrar. Quando o bebe passa pelo canal vaginal que ele é "espremido" seus pulmões recebem uma especie de uma "massagem" e a chance de ele ter problemas respiratórios é 0%
    E em relação a bacia estreita: Isso não existe, isso é mito não existe esse negócio de "bacia estreita" nada disso. O corpo da mulher foi feito pra parir e ele sabe como fazer isso. Se o bebê morreu na hora do parto pode ter certeza de que não foi porque ele "entalado" não existe isso. Pra vc ver como é tão perfeito que o corpo do bebê é preparado pra passar pelo canal de parto, ele nao tem ossos ele tem cartilagem, a cabeça dele se molda pra sair mais facilmente tem ate alguns bebês que nascem com a cabeça "pontuda" mais volta ao normal poucos dias depois.
    Cesária não é parto é uma CIRURGIA que os seus riscos superam os seu benefícios. Só aqui no Brasil que a cesária é vista como parto. A cesária foi criada para salvar vidas quando essas não conseguirem passar pelo parto normal; Mas infelizmente no Brasil ela é vista como parto e por esse motivo tem um indice ALARMANTE de 90% de cesárias feitas enquanto a OMS (organização mundial de saúde) só recomenda 30%.
    CIRURGIA não é brincadeira e eu sei muito bem disso.
    A dor do parto normal existe? SIM existe faz parte do processo. Mas como ela será vai depender de vc. Porque eu digo isso? Porque se vc estiver preparada psicologicamente vc vai passar pelas dores do parto normal sem problemas. Agora se vc estiver com medo e tensa com certeza a dor será maior, porque a sua dor é do tamanho do seu medo.
    Por isso amada, escolha o melhor pra sua filha pra vc, tenha natural! Não dê para a sua filha um nascimento traumático, não deixe ela ser arrancada do ambiente dela sem necessidade. Se vc é saudável, sua gravidez não é de risco e vc pode ter parto normal TENHA.

    Olha estou a disposição para conversar no msn
    brunakastelly.1@hotmail.com

    Beijos e desculpe o texto rs

    ResponderExcluir
  2. Ana vc esta certa em não ficar pensando nisso agora e na verdade acho que não precisa ficar pensando, escolhendo em nenhum momento, por que quem escolhe é o bebê, vc tem que respeitar a hora dele nascer, quando se marca uma cesarea sem porquê, vc tira o bebezinho que esta todo quentinho e aconchegado do cantinho dele sem ser a hora ainda. Eu lógico, ficava pensando como ia ser meu parto isso é normal mas, a natureza age por si só, o parto normal é o natural, é o que tem que acontecer, a cesarea é uma cirurgia que ocorre quando tem problemas no parto normal, quando o bebê ou a mãe estão com algum risco. Então querida, acima de tudo confie em Deus, depois na natureza e depois no médico. Deixa o seu bebê dizer quando e como ele vai nascer, ai se por ventura ocorrer algo inesperado e ter q partir pra cesarea ai já é outra história, foi algo necessário.
    Muita boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii querida desculpe não te responder antes pois estava meio sem tempo comprei a banheira da minha bebe no site do Magazine Luiza e paguei 189,00 demora uns dias pra chega mas valeu a pena eu adorei pois tem o acento pra cologar o bebe,bem pratico para nos mamães de 1°viajem.bjoss adorei seu blog ..

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, caí no seu blog nem me lembro como. Fui mãe novinha com vc, com 18 anos. Mas de gêmeas, rs. Hoje estão com 1 aninho. Já falei várias vezes sobre esse assunto no meu blog, é muito polêmico, mas te digo, a cesarea de hoje em dia não é como antigamente. Minha recuperação foi ótima, não senti nada. E não recrimino quem quer cesarea por opção, porque acho que é um momento que a mãe tem que se sentir segura, e dor pra mim, pode não ser dor pra vc, então cada uma sabe dos seus limites e até onde aguenta. Quem faz cesarea não é menos mãe do que as outras, nem é falta de amor e carinho. É apenas uma opção. De qualquer forma, como disse, VOCÊ é que tem q se sentir segura com seu parto, e se preferir o parto normal, que assim seja. Beeijos querida!
    http://odiariodamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Minha avó já dizia: "Se não for dizer algo bom, é melhor não dizer nada."